domingo, 22 de novembro de 2009

A síndrome do abajour.




Outro dia conversando no msn, alguém me veio com esse papo de abajour.
No início fiquei meio perdida e sem saber muito o que ela queria dizer. Mas os dias foram se passando e a Bia ainda continuava 'com a cabeça no abajour' ou seria o contrário?
Bem, nesse caso em particular, tanto faz quem é objeto e quem é o possuidor. O "X" da questão está muito além das definições.

E eu que me colocava acima de quaisquer possibilidades.
Vulnerabilidade era algo fora de cogitação. Sim, porque a última coisa que eu imagina, era ser pega pelo 'vírus abajour'.
E não demorou muito. Não apenas fui contaminada, como agora faço parte do percentual de desafortunados amorosos em estado de observação.

Daí meio apreensiva, procuro a amiga do outro dia, e falo:
_ Bia, diagnostiquei a causa da minha patologia(amor emperrado).
Descobri a natureza do vetor transmissor, e se trata de um abajour.
o que eu faço agora???

Eu não conheço muito sobre a Bia, apesar de eu admirá-la já algum tempo.
Mas aprendi a confiar em quase tudo o que ela diz.
E não por comodismo, deslumbramento ou qualquer outro motivo. Acho mesmo que diferente de muita gente que se julga os 'oráculos da psicologia', ela fala com propriedade do que sente, e vivencia na pele.
Eu sempre preferi acreditar nas experiências por empirismo. O que torna a teoria bem mais aceitável e por conseguinte, menos utópica ou surreal.

Conversar e trocar idéias com a Bia me faz um bem danado. Ela mais parece um dicionário de tocos, que um ser humano normal. Pois é, eu aprendi a colecionar 'ré(s) com ela! hehe [brincadeirinha]
A parte a graça supracitada, ela tem me ensinado muito sobre a filosofia do pragmatismo. E desde então, passei a enxergar a utilidade prática e objetiva das coisas.

Não sei se isso é bom ou ruim. Visto que, definições(pontos de vista) se tornam tão relativos e quase sempre arbitrários.
Tenho aprendido a lidar com dicotomias, sejam elas quais forem. E o que pode parecer opcional pra alguns, se torna instinto de sobrevivência pra outros.

Conversamos por quase uma semana.
Não estou certa de que a Bia tenha me ensinado tudo sobre os abajours. E como ela mesma diz, eles são demasiado tontos. Nunca sabe-se ao certo o que esperar deles.
Assim sendo, não dá pra prever qualquer situação. Esteja preparado pra tudo! Uffa..

Como eu cheguei a conclusão tão mirabolante?
simples: o ser me liga do nada ontem, e me procura sempre com as mesmas justificativas sem muito nexo. Pera lá, estou sendo por demais generosa, sem sentido algum. Daí eu pergunto:
_ É ponto continuado?, reticências?, ponto-e-vírgulas seguidos de exclamações pelo menos??
Não!!
Ele sequer sabe as regras de pontuação.
É incapaz de usar bem um travessão. Porque quando o faz, é uma lástima. Põe a perder todo o discurso. E aí, adeus teoria da comunicação!

Desligo o celular e vou chorar pitangas pra Bia, ao que compassada e seguramente me diz:
_ É querida, não tem mesmo outro jeito. SIGA O SEU CORAÇÃO, MAS NÃO O MALTRATE!

Depois disto, fui dormir com a bendita frase da Bia martelando no meu subconsciente.
Contei bem umas três gerações de carneirinhos, e o espectro da insônia ainda me rondava. Até que liguei a tv e decidi ver filmes melosos, com teor de romantismo além do aceitável.
Pronto, bastaram alguns minutos e dormi como uma pedra.

Contraditoriamente, acordei como uma pluma. "Tão leve, que não levo padecer" como diz a Marisa em 'O Bonde do Dom'.
Pássaros cantando na minha janela, uma cena linda de se ver.
E eu até resolvi ir correr. [Em homenagem a Bia, hehe]
Voltei como há tempos não me sentia..
De posse de uma leveza indescritível; com um sorriso largado na cara e sem muita realidade nas mãos.

O que eu quero da vida?
-Tudo!
Porque o bem e o mal não estão tão distantes. Eles coexistem, paralelamente. E um não existe sem o outro.
Estão no mesmo plano, e andam sempre de mãos dadas!!

E quanto ao abajour?
_Ponto final. Decidido e irrevogável.
Profilaxia: superdosagem de pragmatismo no ego.
Efeito: a cura, ou o óbito por envenenamento!

20 comentários:

Anônimo disse...

Quando se sabe a causa, fica menos complicado achar a cura.
Sendo assim, descarte o envenenamento.

Pior q se apaixonar por um abajour, é trocar a paixão q se sente por um abajour para outro. E isso ninguém merece.

L.

Shi Oliver. disse...

putz, eu devia arrebentar vc pelo comentário.. É nisso que dá permitir a liberdade de expressão.

definitivamente, EU NÃO CURTO abajours!! puft :~

Anônimo disse...

Eu não disse q vc fez a troca.

Disse q não se deve trocar seis por meia dúzia, pq é mta perda de tempo. E não me referi diretamente à V. Senhoria.
L.

Ray disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Morro de rir com essas pessoas que nao mostram quem eh, e ainda por cima fika falando de coisas que nem sabem!
FATAO

Shi Oliver. disse...

haha
calma meu Rei!
nem todo "anonymous" é inconveniente! rs ;p
e obrigada por me defender sempre viu?

Te amo, muito-muito! =*

Anônimo disse...

Eu fiz uma meia identificação, tem um L(izinho) no final... Pode?

É bom ter amigo assim, acho massa! :o)

L.

Ray disse...

Hummmmmmmmmmmm

Bem pelo menos nos temos algo em comum...
Somos defensores de Shi, nao eh verdade L.

Eu amooooo demais essa guria!
FATAO!

Anônimo disse...

Ufaaaaaa!!!
Chegamos a um entendimento, então. ;o)

Pronto, se o assunto é defesa dessa teimosa, concordamos e mto, Ray.

Lucas Peixoto disse...

Sabe qdo vc vai numa loja e enocntra aquele tapete verde lindo,e no impulso o compra para de repente perceber que não tem nada haver com a decoração em tons de vermelho de sua casa? por mais que vc tente nao encontra um lugar adequado p ele lá dentro... acho que os abajours são+- assim. O problema, é que a gente nunca resiste e acaba comprando e entulhando nossa casa de coisas nao combinam em nada com ela, e portanto, nao servem!

Shi Oliver. disse...

Concordo Lucas! E vc que acompanhou tudo tão de perto.. bem sabes a quem me refiro não é?! ;)

Se tapete ou abajour, dá no mesmo.. fato, é que eu já não quero mais na minha sala de estar.. quanto mais no quarto! ;p

Obrigada por estar sempre comigo viu?! :*

Lucas Peixoto disse...

pois eh, vamos brincar de jogar fora tudo o q nao presta por ordem na casa!! vamos organizar nossas bagunças!!

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rindolitros!

Abajur-> Quarto -> Noite -> Cama!

Shi Oliver. disse...

Lú melhore! arf
E desde quando eu sou bagunceira?? GRRR ¬¬'

"Sting_ling" pare de avacalhar meu brógui com deduções pôrno! Tais cogitações nunca sairiam da minha cabecinha angelical..já a sua, prefiro nem comentar.

mil Pai-Nossos, trocentas Ave-Marias..e sem reclamar!! ;p

Anônimo disse...

Shi, apesar de adorar vc e achar q vc tem razão em ser organizadinha... Confesso q estou com o seu amigo Lucas aí acima.

É hora de organizar a bagunça, nem q seja emocional, e colocar todo e qq tapete (abajour tb) fora. Renovar, deixar pra trás o q faz mal, traz novos momentos pras nossas vidas e voltar a meter um sorriso no rosto.

Ah, eu tenho q admitir q a interpretação do Sting faz mto sentido... Não acha mesmo???

Não tem nem como me bater! Rsrs
Te adoro!
L.

Anônimo disse...

Esperar não é perder tempo, é ter a certeza que há um tempo certo para tudo, porque Deus não demora, ele capricha!

Beijinhos.

Anônimo disse...

Anônima, sem colocar Deus no debate, discordo do "esperar não é perder tempo". A certeza advém da possibilidade de as duas pessoas saberem q vão esperar, e decidem cada uma ir pro seu lado até tudo estar, digamos, resolvido. Aí sim, um novo começo.

O q não se pode permitir (e é até egoísmo) é um lado curtir td q tem para curtir e o outro esperar ou sofrer com a espera.

L.

Shi Oliver. disse...

Pô L., quer parar de responder por mim aqui? rs ;p
brincando..
As suas colocações foram bem pertinentes. E eu concordo.
A espera deve ser um 'comum acordo', e jamais 'porta de limitação' para um.
É tudo. ;)

Lucas Peixoto disse...

também acho que às vezes esperar é sim perder tempo. É prciso saber se não eperamos demais dos outros, ou se a aoutra parte também não está esperando uma atitude, ou apenas se nao é hora de nao esperar mais, de esperar por por outras coisas...

P.S.: Blog bombando né?? Tô com inveja!! kkk
beijo

Shi Oliver. disse...

haha Lukinhas! :D

Pois é, feliz kissó com o blog bombando ó. :)

E quanto a esperar, já o fiz demais.. e que 2010 venha com tudo! Porque "mãos à obra, é o lema"!!
Obrigada pelo carinho Lu,
Amo vc! =*

Anônimo disse...

TENHA UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO BRILHANTE QUE SÓ A PORRA!
SAUDADES. BEIJOS