domingo, 5 de julho de 2009

...do que me toca.

música, alimento pra alma! :)




"Verei se consigo afinar a minha alma por umas toadas que rumorejam de entre as selvas. Dá Deus estas harpas místicas aos arvoredos em benefício dos ânimos conturbados, que se acolhem fugitivos a ermos onde eles cuidam que o Céu os há-de ouvir. Acalentava a música o exasperado Saúl. Bons tempos! A música de agora é irritante. Há pouco entrei no templo: o sacerdote consagrava a hóstia, e o órgão entoava a Traviatta. Santo Deus! Quem quiser música de adormecer dores e levantar a alma à sua origem, há-de pedi-la à vibração e à folhagem das florestas."

Camilo Castelo Branco
(n. Lisboa, 16 Março 1825; m. 1 Junho 1890)


"Para que é que havemos de falar?... É melhor cantar, não sei porquê... O canto, quando a gente canta de noite, é uma pessoa alegre e sem medo que entra de repente no quarto e o aquece a consolar-nos."

Fernando Pessoa
(n. 13 Junho 1888 - m. 30 Novembro 1935)


"Uma flauta triste vinha de viagem pelo caminho; chorava de seguida imensas canções de choros e tinha acompanhamentos funéreos de guisalhadas surdas. Calou-se a flauta, um cipreste distante gemia baixinho as dores da tatuagem que lhe iam abrindo no peito. O pastor lembrava ali o nome do seu Bem."

José de Almada Negreiros
(n. 1893; m. 1970)


***


À parte a correlação entre a música e a literatura, aqui está a partitura de uma das composições do Caetano de que mais gosto.








4 comentários:

Anônimo disse...

Gosto de tuas inspirações para música
garota tens uma alma musical e poética
uma alma dó ré mi...
dou-te nota mil dentro da pauta

a música ''você é linda''
na voz de Caetano Veloso torna-se mais harmoniosa do que já é,
quem sabe um dia não te ouvirei tocá-la

beijo

Shi Oliver. disse...

hehe ;D

será?
quase nunca alguém me vê tocar..
a não ser meus cachorros que esporadicamente frequentam o meu quarto e vêem um ser sentado na cama com um par de joelhos dobrados e o violão no colo. ;)

Anônimo disse...

Adoro violão, solo de violão
violão e voz...
é meu instrumento preferido,
aiai desse jeito me descobre heim...
melhor eu parar de me identificar.

beijos fora da pauta

Shi Oliver. disse...

..é, também tenho paixão pelos instrumentos de corda, meus dedinhos minúsculos e singelos que os digam.

"melhor eu parar de me identificar"?
hum, só digo uma coisa: eu não mordo! kkkkkkkkkk =D