quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Botânica à la ZD

"Flores para quando tu chegares, para quando tu chorares, uma dinâmica botânica de cores, para tu dispores pela casa." - [FLORES/Zélia Duncan]



Há os que digam que pessoas são músicas. De melodias marcantes, arbitrário campo harmônico , ritmos váriaveis e ainda assim peculiar, algo do tipo hors-concours.
Acredito que uma outra possível comparação seria a de 'botanicalizar' as pessoas..
Há aquelas de espécie sui generis, orquídeas exóticas e a última de seu clã.
Há outras igualmente belas, mas sem tantos atrativos. O 'sem atrativos' aqui deve ser entendido como as caracterísitcas inerentes de uma planta, ou seja, sua beleza externa é incoerente com sua funcionalidade botânica, que deveria ser a de abrigar pequenas espécies de insetos.
Há também as comuns, que possuem cores diversificadas e exalam perfume agradável. Contudo, elas não se destacam das demais, estão alí somente para compor um cenário florido, como peças (propriedade) de um jardim qualquer.
Há um tipo perigoso, cujos espinhos não são aparentes. Essas costumam ser atraentes, mas misturada a clorofila, corre seiva danosa! trata-se de uma espécie carnívora.
Assim, seja lírios, jasmin, bromélias, violetas, orquídeas, rosas ou girassóis.. não importa a espécie, a cor ou tamanho; o que importa é que exales teu perfume e tua beleza por onde quer que passares. E as mãos que te tocarem sem que teus espinhos as firam, te acolherá. E mesmo quando as ferires, se teu perfume for de boa fragância, certamente não serás lançada fora.
Mas se ao invés de flores, fores urtiga, obviamente serás rejeitada. Ou se ainda te passares por uma lótus silvestre, sendo nada mais que apenas vislumbre, não demora muito e tuas flores murcharão.
Porque o que é verdadeiramente belo, o tempo se encarrega de mostrar paulatinamente, enquanto que o frívolo abraça a efemeridade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rosa, margaridas, orquídeas, lírios... Enfim, flores!
Flores que muitas vezes representam e significam mais do que certas palavras...
Flores que ofereço a ti, moça!
Amiga tão autêntica e inteligente que conheci nesse UNIVERSO VIRTUAL!
És especial, inconfundível, totalmente incorrigível...rs
Que sejas sempre assim...

¬¬Imprevisível¬¬