terça-feira, 24 de abril de 2012

A Little Class on Forgiveness

O post de hoje começa assim:
Segunda-feira 23 de Abril de 2012, 14:30 PM, EMEF Profº Hugo Moura, turma de 6º ano.

I was giving classes and explaining to my students about the plural of nouns, WHEN...
Quando fui interrompida e questionada sobre o pingente do cordão que carrego comigo no pescoço.

Diante de aproximadamente 40 alunos curiosamente ávidos por uma resposta, respirei fundo e desejei ansiosa pelo toque do sino. Todavia, para minha (in)felicidade, a aula tinha apenas começado e portanto, eu estava mesmo numa enrascada.

Pensei rápido e comecei..


Bom.. acho que as pessoas procuram carregar consigo algo em que elas acreditam de verdade. Não acham?
Fizeram sinal com a cabeça, concordando.

Tinha dado a questão por encerrada, quando de repente uma aluna pergunta:

_Ué professora, mas porque são duas meninas se abraçando?

Fiquei imóvel por alguns segundos, desejando ter um insight de como me sair desta e encerrar o assunto.

Perguntei:
_ Vocês conhecem a parábola do Espinho Alheio?

_ Não, em uníssono!

Ao que prossegui com a estória:


Era uma vez..
Durante a Era Glacial, muitos animais morriam por causa do frio.
Os porcos-espinhos, percebendo esta situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente.
Mas os espinhos de cada um, feriam os companheiros mais próximos, justamente os que lhes forneciam calor. E, por isso tornavam a se afastar uns dos outros.
Voltaram a morrer congelados e precisavam fazer uma escolha: Desapareceriam da face da Terra ou aceitavam os espinhos do semelhante.
Com sabedoria, decidiram voltar e ficar juntos. Aprenderam, assim, a conviver com as pequenas feridas que uma relação muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.


Quando terminei de contar a estória, perguntei se haviam entendido e eles disseram que sim. Mas a aluna insistiu:
_Ah professora, vc não respondeu a pergunta.

Não tendo muita alternativa, continuei..
O pingente que carrego comigo, significa que eu acredito na força do perdão! Então, eu quis eternizar algo que teve muita importância na minha vida, e essa foi a forma que encontrei.

SIM, MAS..
Voltemos à aula!
Como eu estava explicando, antes de ser interrompida. O plural dos substantivos em inglês, é formado da seguinte maneira..

Agora, o sino toca!
Termina a aula.

2 comentários:

Anônimo disse...

Anda inspirada... O q é bom.
Existem pessoas q não conseguem conviver direito com os próprios espinhos, Shi... Q dirá aceitar os espinhos das outras pessoas?
Cada um faz sua parte... E segue a vida.
Beijo!
Li.

Shi Oliver. disse...

O preço dessa 'inspiração' tem me custado caro, viu? E vc, mais que ninguém, sabe o quanto!

Li, obgda mais uma vez, pela boa amiga que tem sido, por me ouvir, me aconselhar e mais do que isso, saber quem eu sou e confiar em mim. Amigos verdadeiros são aqueles que conhecem o nosso caráter, mesmo sabendo que não somos perfeitos.
Obgda por estar sempre comigo.

Beijo grande, e feliz aniversário!
ps: tu tem a sorte de eu lembrar, só pq hj tb é niver de vovó. hehe ;P